top of page
Foto do escritorMariana Marques Costa

O PET Ciências Sociais de Araraquara inicia o ano com uma nova pesquisa.

O PET (Programa de Ensino Tutorial) é uma das extensões disponíveis em diversas universidades pelo Brasil, grupo composto por estudantes juntamente com a tutoria de um docente. No PET Ciências Sociais de Araraquara, o atual tutor é o Prof.º Dr.º José Dagoberto Fonseca, recém chegado ao grupo.

Os candidatos a tutores, assim como os candidatos a membros do PET, passam por um processo seletivo. No caso do tutor, uma das etapas do processo seletivo é o envio de uma proposta de projeto que englobe os três eixos do grupo (ensino, pesquisa e extensão), que orientará as atividades do grupo nos anos seguintes.

Por conta do recente ingresso do Prof.º Dagoberto, o PET Ciências Sociais tem passado por uma transição tanto de tema como de área de pesquisa. O atual projeto em desenvolvimento pelo grupo, tem por tema: “O corpo nosso de cada dia: as plantas e as águas em nossa vida”. Segundo consta no próprio projeto inicial, a proposta “busca, o entendimento e a intervenção que propomos acerca sobre o lugar do corpo, o papel da cura e da representação de beleza que as águas e as plantas nos oferecem enquanto alimentos que nutrem as nossas vidas cotidianamente”.

À partir disso, o projeto visa abarcar uma interdisciplinaridade, a começar pelos estudos envolvendo os alimentos que são produzidos e ingeridos, da qualidade da água que se bebe e à qual serve para irrigação das plantas, assim como o papel, da função e capacidade das plantas em curar e embelezar a vida e o local de moradia.

Fará apoio à pesquisa também fatos como a mudança na relação entre o ser humano e o plantio, incisivamente após a revolução industrial, decorrendo hoje numa grande contradição moderna de produção de excedente enquanto é cada vez maior o número de pessoas que entram na zona de insegurança alimentar, envolvendo a questão paradoxal da água, sendo a falta de saneamento básico, a ausência de água tratada e de condições sanitárias para convívio, uma grande causa de morte em várias localidades do globo.

A pesquisa busca com isso, a criação de um canal de comunicação com a sociedade e instituições araraquarenses, com o intuito de desenvolver possibilidades de alternativas e mecanismos coletivos para tratar a questão da indissolubilidade entre natureza e cultura.


NOS SIGA
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
OUTRAS POSTAGENS
ARQUIVO
TAGS
bottom of page